Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > QiBuilder > Opção para desenhar a curvatura das dobras das armaduras

Opção para desenhar a curvatura das dobras das armaduras

Escrito em 29/01/2013, por Karine Cunha de Souza

O detalhamento dos elementos estruturais constitui uma importante etapa do projeto de estruturas e normalmente despende-se um tempo considerável na elaboração e edição dos desenhos. Mesmo quando estes detalhamentos já são gerados por um programa como o Eberick, é comum que se façam alguns ajustes no detalhamento, seja no sentido de melhorar parte do desenho ou apenas para adequar às preferências do projetista.

Para auxiliar neste processo, no Qibuilder com o Editor de armaduras é possível refinar o desenho, exibindo a curvatura das armaduras dobradas. Nesse caso, as armaduras que tiverem ganchos, dobras e até mesmo os próprios estribos passam a exibir a curvatura de acordo com a bitola e o raio de dobramento normativo.

Indicação da NBR6118 para raio de curvatura

 

Exemplos de armaduras com a representação da curvatura

 

Exemplo de estribo com a representação da curvatura

Com a indicação da curvatura, tornam-se mais evidente algumas situações que podem gerar problemas de montagem das peças na obra, além de conferir um detalhamento final mais refinado e de maior qualidade.

Categorias: QiBuilder Tags:


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

  1. Moderador Blog Eberick
    | #1

    Boa tarde @Cristiano Sesti Rochedo,
    A lista completa de ajustes estará disponível na ajuda do programa, em Atualizações recentes. Fizemos um teste com este comando no novo release e parece estar funcionando corretamente. Caso o problema persista após a atualização solicitamos que entre em contato novamente conosco com maiores informações.

  2. Moderador Blog Eberick
    | #2

    Boa tarde @Ivan Bueno,
    Foi feita uma série de ajustes neste último release, incluindo este para atualizar os botões das janelas de dimensionamento após utilizar os comandos croqui acima e abaixo. Quanto a aparência da seleção não entendemos exatamente o problema, mas caso o problema persista após a atualização solicitamos que entre em contato novamente conosco com maiores informações.

  3. Ivan Bueno
    | #3

    @Moderador Blog Eberick, este segundo problema é um problema menor, mas foi um bug ocorrido logo após o último release (e continua no V8).

    Estando-se na janela do croqui, fôrma etc., quando se vai selecionar uma área do desenho pelo comando “zoom” o quadro de seleção da área do zoom está ficando da cor da layer corrente. Pode gerar alguma confusão na hora de selecionar ou depois, pois se eu cancelo o comando, o quadro de seleção que estava (por exemplo) verde, depois de cancelado fica magenta. Não é um problema sério, mas não ocorria antes.

    Com os comandos copiar, mover e outros, já não acontece. A aparência da linha que delimita o quadro de seleção é independente da layer corrente.

    Não sei se ficou claro.

  4. Ivan Bueno
    | #4

    @Cristiano Sesti Rochedo, não tinha me deparado com este bug ainda. Foi bom você alertar. Faz falta, e muita!

Página de comentários
1 7 8 9
  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.