Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > QiBuilder > Novas opções para representação da descrição da armadura

Novas opções para representação da descrição da armadura

Escrito em 24/01/2013, por Karine Cunha de Souza

Para indicar as armaduras em um desenho utilizam-se letras para acompanhar a numeração e definem-se os dados que devem ser apresentados na descrição, como quantidade, numeração, camada, bitola, espaçamento e comprimento.

Por default, o programa coloca a descrição sempre nesta ordem e a numeração e comprimento são indicados com N e C= respectivamente.

Para alterar a exibição dos dados pode-se efetuar um duplo clique na descrição da armadura diretamente na área de CAD, habilitando e desabilitando os dados conforme a necessidade.

Opção para habilitar as indicações na descrição.

Como a indicação da numeração e do comprimento costuma obedecer a um padrão para todo o desenho é possível personalizar estes campos de acordo com a preferência do projetista, através das configurações de desenho, item Editor de armaduras.

Além destas opções, no QiBuilder Editor de armaduras também é possível personalizar a apresentação da descrição, alterando a ordem das indicações de acordo com as opções pré-estabelecidas nas configurações do programa.

Configurações para a descrição da armadura

Com isso o projetista pode adequar a descrição das armaduras do projeto às suas preferências, garantindo a padronização dos seus desenhos.

Ainda no âmbito das descrições das armaduras, no QiBuilder é possível incluir automaticamente linhas de chamada ligando o texto da descrição à armadura. Com isso, ao mover o texto da descrição, afastando-o da linha da armadura, o programa irá incluir automaticamente uma linha de chamada.

Descrição (N4) reposicionada com linha de chamada

Para as descrições, também foi tratado o posicionamento automático do texto ao alterar o comprimento de uma barra, modificando o ponto final ou utilizando os comandos de emendar, arrastar etc. Assim, toda vez que for alterado o comprimento de uma barra, a descrição será reposicionada automaticamente no centro do maior trecho.

Categorias: QiBuilder Tags:


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

  1. Solution Eng E Consultoria Ltda
    | #1

    Alguma mudança ai em relação ao QiCAD

  2. Tadeu Wagner Fabrin
    | #2

    Gostei da linha de chamada e do reposicionamento do texto. Muito bom.

  3. Cristiano Sesti Rochedo
    | #3

    Ótimo, essa era uma reivindicação antiga e finalmente saiu. Parabéns ao desenvolvimento.

  4. Ivan Bueno
    | #4

    Muito interessante o recurso, apesar de que parte dele já é feito no QiCAD. Mas a pergunta principal ainda é: os desenhos gerados pelo Eberick poderão sofrer essas alterações e edições do QiBuilder ou servirá apenas para detalhamentos feitos neste “novo” software?

  5. Renato C. Costa
    | #5

    Ainda sobre o eberick conversar com o QiBuilder – um exemplo inequívoco está aí, na imagem – não podemos personalizar a LETRA indicativa do ferro; como já mencionei diversas vezes, e farei sempre que a oportunidade surgir, o texto descritivo varia de escritório p/ escritório – ainda mais quando se trabalha como reserva técnica, é impraticável entregar um projeto sem ter que substituir a LETRA de acordo como padrão do escritório contratante.

    Alguns usam A (de Armadura), outros T (de Tipo), outros F (de Ferro). No entanto, não podemos personalizar a LETRA no eberick. Porque ?

  6. Tadeu Wagner Fabrin
    | #6

    @Renato C. Costa, por essas e outros que continuo insistindo que o editor de armadura deveria ser um módulo do Eberick. Não adianta nada ter um monte de recursos se o programa que gera o detalhamento não reconhece esses recursos. Ou alguém acha viável refazer todo o detalhamento gerado pelo Eberick?

  7. Moderador Blog Eberick
    | #7

    Bom dia @Solution Eng E Consultoria Ltda,
    Não entendemos exatamente a pergunta, mas a possibilidade de alterar a ordem da descrição e de incluir linhas de chamada automaticamente são funções do QiBuilder.

  8. Moderador Blog Eberick
    | #8

    Bom dia @Ivan Bueno,
    Sim, os desenhos do Eberick podem ser exportados com propriedades de ferro (.prc, .cad e .dts) e com isso podem ser editados no QiBuilder normalmente. Por exemplo, se o usuário quiser trocar a descrição dos ferros em uma prancha vinda do Eberick, pode ajustar a configuração e todas as descrições serão atualizadas.

  9. Moderador Blog Eberick
    | #9

    Bom dia @Renato C. Costa,
    No QiBuilder é possível alterar a nomenclatura do ferro, atualizando todas as descrições, inclusive das pranchas vindas do Eberick. No Eberick não foi tratado tal recurso, mas podemos anotar a solicitação.

  10. Renato C. Costa
    | #10

    Moderador Blog Eberick :
    … Por exemplo, se o usuário quiser trocar a descrição dos ferros em uma prancha vinda do Eberick, pode ajustar a configuração e todas as descrições serão atualizadas…

    Ajustadas automaticamente (sem ibntervenção do usuário), @Moderador, durante a importação ? Não tenho encontrado essa configuração – onde está ?

  11. Moderador Blog Eberick
    | #11

    Boa tarde @Renato C. Costa,
    A configuração está disponível em “Configurações – Desenho – Editor de armaduras”. Se as pranchas estiverem em um projeto do QiBuilder (ou mesmo do QiCAD) todos as folhas serão atualizadas automaticamente com a nova indicação. Se a prancha estiver isolada, sem nenhum projeto associado, a configuração irá alterar todas as indicações desta folha.

  12. Ivan Bueno
    | #12

    Boa notícia, @Moderador Blog Eberick. Obrigado pelo retorno e enfatizando a necessidade de que Eberick e QiBuilder “conversem” entre sí.

  13. Tarcisio
    | #13

    Caro Moderador, esse recurso da linha de chamada funcionará de forma semelhante ao usado na fiação do lumine nos eletrodutos?

  14. Moderador Blog Eberick
    | #14

    Bom dia @Tarcisio,
    Sim, funcionará de forma semelhante à indicação usada no Lumine.

  15. Roger Scapini Marques
    | #15

    Moderador, gostaria de sugerir que esses textos com linhas de chamada continuassem ativos após a exportação para o AutoCAD, utilizando objetos do tipo LEADER, assim como se faz atualmente com as cotas.

  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.