Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > QiBuilder > Novas ferramentas de manipulação das armaduras

Novas ferramentas de manipulação das armaduras

Escrito em 22/01/2013, por Karine Cunha de Souza

No QiBuilder editor de armadura é possível desenhar ferros em diversos formatos, com segmentos retos ou curvos e utilizando ou não elementos de referência.

Em alguns casos, pode ser necessário manter um desenho da armadura e outro desenho idêntico representando a posição real do ferro, como no detalhamento de vigas, por exemplo. Nas vigas, o ferro é representado na forma como linha simples e a armadura é rebatida para fora da seção da viga, mantendo o desenho mais limpo e organizado.

No QiBuilder editor de armaduras, ao utilizar o comando rebater armadura o programa duplica o desenho, sendo que um deles possui as propriedades da armadura e outro é representado apenas com linhas simples. Mesmo depois de rebatida a armadura, estes dois desenhos permanecem ligados internamente e qualquer alteração em um dos desenhos será refletida automaticamente no outro. Por exemplo, se uma viga foi desenhada com um gancho de determinado comprimento e posteriormente esse gancho foi editado, a alteração será refletida tanto na armadura como no desenho rebatido.

 Exemplo de ajuste na armadura rebatida

Para a manipulação das armaduras, o editor de armaduras conta ainda com uma opção para definir e desenhar comprimentos de traspasse nas armaduras.

Com este comando, pode-se inserir um traspasse em qualquer ponto da armadura sendo que o programa define esse traspasse de acordo com um valor pré-definido ou de acordo com o comprimento calculado para a bitola em questão em função da classe do concreto e condições de aderência, criando automaticamente as barras, indicações e as cotas, facilitando muito a criação desse traspasse.

Exemplo de traspasse na armadura 

Categorias: QiBuilder Tags:


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

  1. Moderador Blog Eberick
    | #1

    Boa tarde @Roger Scapini Marques,
    A criação do comando rebater no Eberick é um recurso novo e independente do QiBuilder. De todo modo, anotamos todas as sugestões.

  2. Ivan Bueno
    | #2

    Renato C. Costa :
    @Moderador, a formulação e desenho típicos da emanda por gancho que sugiro estão aqui, para apreciação.

    Ótima e INDISPENSÁVEL essa sua solicitação, Renato. Que vá além do “anotado”.

Página de comentários
  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.