Malha base superior para radier (Parte 1)
No Release 1 deste projeto, foi incluído ao AltoQi Eberick o recurso de lançamento, dimensionamento e detalhamento de lajes de fundação (radier). Esse detalhamento, embora contenha toda a armadura necessária para cobrir os diagramas de esforços atuantes, ainda pode ser otimizado.
Para melhorar esse detalhamento, foi criada uma configuração para definir uma malha base superior a ser colocada em todo o radier, para que, de forma análoga ao que é feito para a malha base inferior, seja distribuída uma armadura constante ao longo de toda a laje, acrescentando regiões de armaduras apenas nos pontos onde se fizer necessário o reforço.
Detalhamento da armadura superior do radier
Outra etapa deste recurso:
Malha base superior para radier (Parte 2)
Categorias: Novos recursos
Caro moderador,
A idéia é de termos uma cruzeta somente dentro do maciço ou seja reforço para absorver o cisalhamento sem precisarmos criar detalhes padrões.
Não sei como enviar o detalhe no blog.
abs
@Moderador Blog Eberick
Boa tarde Moderador.
Analisem bem as telas, percebam que o uso das telas é meio geral.
Talvez coloca-la dentro de alguma melhoria previsto para lajes.
Quanto a sugestão do Evani; creio eu, que seja um capitel que ele esta querendo, na base do pilar, fazer um determinado local mais espesso que a o restante do radier para absorver tal cortante. Ach oque é isso.
Abraços.
Acredito que para fazer isso, teriam que alterar a qualidade das imagens, aumentando em muito o tempo de carregamento do site. Normalmente a empresa foca no detalhe que quer mostrar.
Abraços.
Boa tarde @Evani Dos Santos Timboni,
Entendida a sugestão. Pode enviar os detalhes que achar necessário para o e-mail blogeberick@altoqi.com.br.
Um dúvida que não consegui verificar no Release 1:
A armadura do radier é dimensionada de acordo com as propriedades dos solo? Quero dizer, se um solo for mais resistente, teremos alguma redução na armadura e vice-versa?
Boa tarde @Roger Scapini Marques,
Vai influenciar nos resultados da grelha e conseqüentemente nos resultados de armadura. O que pode ocorrer é que ao trabalhar com coeficientes de mola elevados (sendo o apoio já bastante rígido) as variações podem não ser tão significativas na grelha.
INTERESSANTE