Página Inicial > Novos recursos > Escadas plissadas (Parte 1)

Escadas plissadas (Parte 1)

Escrito em 15/02/2012, por Guilherme Augusto Alves Coelho

O AltoQi Eberick, com o seu Módulo Escadas, possui recursos para lançamento, dimensionamento e detalhamento de rampas e escadas. Essas escadas podem ter degraus ou não, mas apresentam sempre o fundo plano. Agora, está sendo iniciado o desenvolvimento de um outro tipo de escadas, usualmente chamado “escada plissada”, na qual o fundo do lance de escada acompanha a mesma geometria dos degraus.

Diálogo de ajuste de degraus para escadas plissadas

Categorias: Novos recursos Tags: , ,


0 rating, 0 votes0 rating, 0 votes (Total:0 voto(s), Avaliação: 0 positivo(s))
Loading ... Loading ...

  1. Francisco Carlos Souza Magalhaes
    24, fevereiro, 2012 em 16:56 | #1

    No comentario anterior encaminhei minha resposta apenas para o André Portz, entretanto ela refere-se também ao @Renato C. Costa em resposta ao seu comentário #13.

  2. Andre Portz
    24, fevereiro, 2012 em 18:28 | #2

    Prezado @Francisco Carlos Souza Magalhaes ,
    o NEXT tem dado grandes e importantes passos, mas certos problemas pontuais e críticos e que ainda permanecem sem solução dão a dimensão disso tudo que estamos dizendo. Há situações que, apesar de trabalhosas, são manualmente contornáveis, mas esse caso do (des)encontro de barras de grelha são quase que incontornáveis, porque ninguém sabe como o Eberick reage internamente quando encontra esses picos e os resultados acabam ficando fora dos valores esperados. São arestas que precisam – o mais breve possível – ser aparadas.

    O Renato C. Costa tem cobrado bastante e isso é bastante benéfico e salutar a todos.

  3. Francisco Carlos Souza Magalhaes
    25, fevereiro, 2012 em 10:19 | #3

    Caro @Andre Portz ,
    Os resultados fora dos valores esperados não são poucos, principalmente em lajes de obras cuja arquitetura se apresente “pouco comportada”.
    Reforço as suas colocações, precisamos entender como o Eberick funciona e, dentro do possível, necessitamos de mais ferramentas para podermos ter mais participação nas definições do modelo.
    Tambem notei que o colega Renato Costa tem uma participação intensa e incisiva, dedicando um tempo precioso na busca – com os demais Colegas do Blog – de um benefício comum.

  4. Jeancarlo Ribas
    25, fevereiro, 2012 em 13:28 | #4

    Prezados, como o tópico principal trata de escadas, pergunto se, no dimensionamento de uma escada “normal (bi-apoiada armada longitudinalmente)” pelo eberick, os colegas já depararam-se no detalhamento com algumas barras negativas “soltas” na posição transversal? Acredito que isso venha em função de uns picos de negativos da análise por grelha, no entanto as vezes, relançando exatamente igual estes negativos somem. Como quase nunca consigo usar o detalhamento gerado pelo software, acaba lançando apenas para usar os desenhos e formas, dimensionando a escada manualmente.

  5. Renato C. Costa
    25, fevereiro, 2012 em 13:51 | #5

    @Francisco, @Andre, demais colegas … vamos aguardar uma posição do moderador – as nossas dificuldades e necessidades já foram explicadas – acredito também que algumas melhorias no sentido de nos ajudar a ter mais participação nas definições do modelo possam ser feitas ainda nesse NEXT.

  6. Andre Portz
    25, fevereiro, 2012 em 14:19 | #6

    prezado @Jeancarlo Ribas e colegas @Francisco Carlos Souza Magalhaes e @Renato C. Costa,

    toda essa discussão vai bem de encontro a este recurso : Lajes Plissadas.

    Esses picos oriundos de descontinuidade nas barras e que geram valores diferentes do esperado podem fazer muita diferença no dimensionamento de uma. Esta é uma grande preocupação minha e acho de quase todos. Segundo o Proj. Jose Milton de Araújo – Curso de Concreto Armado / volume 4 / pág. 85 – uma Laje Plissada armada longitudinalmente deve ser calculada como Viga de Eixo Quebrado e portanto quando adota-se que esta será calculada com barras de grelha, qualquer desencontro de barras iniciará os picos e isso realmente poderá custar desnecessariamente todo o trabalho estético desta escada.

  7. Moderador Blog Eberick
    27, fevereiro, 2012 em 09:30 | #7

    Bom dia @Andre Portz, @Renato C. Costa, @Jeancarlo Ribas e @Francisco Carlos Souza Magalhaes,
    A situação está entendida e estamos anotando as solicitações.

  8. Roger Scapini Marques
    12, março, 2012 em 18:52 | #8

    Modedador, está prevista a possibilidade de lançamento de escadas plissadas em “U” e “L”?

  9. Moderador Blog Eberick
    13, março, 2012 em 09:07 | #9

    Bom dia @Roger Scapini Marques,
    Será possível lançar escadas plissadas neste formato. O tipo da escada (plissada, fundo plano ou rampa) será escolhido no diálogo de lançamento dos lances.

  10. Roger Scapini Marques
    14, março, 2012 em 19:42 | #10

    Moderador Blog Eberick :
    Bom dia @Roger Scapini Marques,
    Será possível lançar escadas plissadas neste formato. O tipo da escada (plissada, fundo plano ou rampa) será escolhido no diálogo de lançamento dos lances.

    Fantástico! Foi cogitada a possibilidade de se fazer os engastes bi-apoiados?

Página de comentários
1 5 6 7
  1. 29, junho, 2012 em 14:54 | #1
Os comentários estão fechados.