Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > Novos recursos > Armadura de continuidade em radier

Armadura de continuidade em radier

Escrito em 05/10/2011, por Glauco de Souza Marcon

No Release 1 deste projeto, foi incluído ao AltoQi Eberick o recurso de lançamento, dimensionamento e detalhamento de lajes de fundação (radier).  Esse detalhamento, embora contenha toda a armadura necessária para cobrir os diagramas de esforços atuantes, ainda pode ser ajustado para melhor adaptar-se a um conjunto de lajes submetidas, preponderantemente, a cargas negativas. Em adição à malha superior, também criada neste Release, foi incluído o dimensionamento de uma armadura positiva em cada continuidade, análoga à que é feita para a armadura negativa nos demais tipos de laje, como forma de cobrir os momentos positivos atuantes nos apoios. Essa opção é válida apenas quando é usada a opção de detalhamento com malha base inferior.

Grelha do radier com os momentos Wood & Armer positivos na continuidade (barras em azul escuro indicam os maiores momentos)

Detalhamento das armaduras positivas do radier

 

Categorias: Novos recursos Tags: , , ,


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

  1. Roger Scapini Marques
    | #1

    Moderador Blog Eberick :
    Bom dia @Roger Scapini Marques
    A armadura e o espaçamento para a malha base do Radier são definidos em Configurações-Dimensionamento-Lajes, botão Radier. Nesta configuração pode-se definir armadura de 8mm c/20. Possivelmente no caso do teste de barra de 5mm, a armadura mínima para a laje resultou maior que a definida na malha base e então o espaçamento da malha base é alterado (isso ocorre apenas no caso da malha base definida ser menor que a armadura mínima). Caso contrário, usará exatamente a armadura definida para a malha base, reforçando as regiões onde exigir maior armadura. Para cada situação de projeto poderá existir uma malha base de armadura que se adeque melhor (uma sugestão é avaliar a armadura necessária em grande parte da laje e buscar definir esta armadura para a malha).

    Ok, eu entendi, mas confesso que fica difícil de aceitar porque essa configuração está indo contra o workflow tradicional do Eberick. Deveria imperar a configuração desejada na caixa de diálogo de lajes de fundação, mesmo que seja superior à demanda.

  2. Roger Scapini Marques
    | #2

    Outra questão: porque o programa continua detalhando a malha base mesmo quando desativamos essa opção dentro da caixa de diálogo? Nas lajes nervuradas não é assim que funciona! Quando desligamos a malha base, ela não é desenhada.

    Não é possível desconsiderar a malha base AUTOMATICAMENTE no caso particular em que a armadura superior e/ou inferior forem suficientes para cumprir a função de malha base?

  3. Thalentos Engenharia Ltda
    | #3

    EXCELENTE

Página de comentários
  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.