Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > Notícias > Liberado o Release 4 do AltoQi Eberick V7 Next

Liberado o Release 4 do AltoQi Eberick V7 Next

Escrito em 29/06/2012, por Andre Luiz Banki

Foi liberado o Release 4 do AltoQi Eberick V7 Next, uma versão criada sobre o produto AltoQi Eberick V7 e desenvolvida com base no feedback recebido de seus clientes. O download deste novo release está disponível em http://www.altoqi.com.br/eberick/next/

Neste quarto conjunto de melhorias, destaca-se o lançamento, dimensionamento e detalhamento de um novo tipo de escadas, usualmente chamado “escada plissada”, na qual o fundo do lance de escada acompanha a mesma geometria dos degraus. A geometria diferenciada desse elemento é representada no Pórtico 3D e nos cortes gerados sobre a estrutura.  Foi tratado o dimensionamento das armaduras do lance de escada e criadas duas opções para detalhamento dessa armadura, uma delas utilizando barras contínuas dobradas e outra baseada em estribos.

Representação no pórtico 3D e no corte

Outro recurso importante foi incluído nesta versão: a consideração dos efeitos de segunda ordem localizados em pilares-parede retangulares. A NBR 6118 permite verificar esse efeito localizado, de forma simplificada, através da decomposição do pilar-parede em faixas verticais, as quais devem ser analisadas como pilares isolados. Foi necessário, além de implementar os critérios para divisão das faixas e distribuição das barras nas seções compostas por retângulos, prever o espaçamento não uniforme das mesmas na determinação dos momentos resistentes e no detalhamento da seção. A verificação das faixas foi integrada ao processo iterativo de determinação da armadura final do pilar, de forma a fazer com que o programa obtenha uma distribuição tal de barras em sua seção que atenda tanto à verificação da seção completa como à verificação por faixas.

null

Seção de pilar parede considerando o efeito localizado de 2º ordem.

Além disso, foi criado um novo comando para lançamento de lances de escada, com o qual espera-se agilizar bastante esse procedimento. Também foi implementada a verificação de balanços curtos em vigas com o uso de critérios de dimensionamento de consolos, de forma a eliminar o aviso de “viga parede” nesses casos,  e outras melhorias menores. Cada um desses recursos foi divulgado neste Blog, conforme foram sendo desenvolvidos. A lista abaixo contém atalhos para a descrição de cada um deles:

Novos recursos (em desenvolvimento)

Melhorias nos recursos existentes

Categorias: Notícias Tags:


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

Os comentários estão fechados.