Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > Notícias > AltoQi conquista certificação MPS.BR

AltoQi conquista certificação MPS.BR

Escrito em 11/07/2011, por André Luiz Banki

No cenário competitivo no qual as empresas de tecnologia estão inseridas, cada vez mais freqüente é a preocupação pela melhoria dos produtos e serviços oferecidos. Uma das formas de se proporcionar essa melhoria é a adoção de normas e modelos de melhoria, das quais a mais conhecida é a ISO 9001, um modelo de qualidade para organizações das mais variadas dimensões.
Na área de desenvolvimento de software, existem normas e modelos específicos que regem a melhoria dos processos, visando a qualidade do produto. Focado especificamente no mercado de desenvolvimento de software brasileiro, o MPS.BR (modelo de Melhoria de Processos de Software Brasileiro), baseado nas normas NBR ISO/IEC 12207, ISO/IEC 15504 e no modelo internacional de melhoria de processos de software CMMI-DEV, tem o objetivo de guiar a melhoria dos processos das micro, pequenas e médias empresas do mercado de software brasileiro.

O modelo MPS.BR define 7 níveis de maturidade de processos: A (em otimização), B (gerenciado quantitativamente), C (definido), D (largamente definido), E (parcialmente definido), F (gerenciado) e G (parcialmente gerenciado). A escala de maturidade se inicia no nível G e progride até o nível A. Em cada um dos níveis, há um conjunto de processos que indicam onde deve ser feito o esforço de melhoria. Os níveis são cumulativos, o que significa dizer que uma organização aprovada no nível F possui as capacidades de ambos os níveis F e G.
A melhoria de processos no setor de Desenvolvimento da AltoQi é algo que vem sido trabalhado desde 2007, até chegar ao modelo de desenvolvimento iterativo implantado em 2009, o qual ganhou destaque com o desenvolvimento do Blog do AltoQi Eberick Next. A formalização dos procedimentos foi uma necessidade que a empresa observou no caminho de ampliação da sua equipe e fortalecimento do setor.
Nesse cenário, no final do ano de 2009, a empresa resolveu buscar para si essa certificação de qualidade, validando o investimento em processo que já havia sido feito e visando posicionar a empresa no início dessa jornada em direção à excelência em processos. O primeiro passo foi a implantação do nível G do MPS.BR, o qual envolve as áreas de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos.  Esse trabalho transcorreu durante um ano e culminou em uma avaliação impecável. No dia 27 de abril de 2011, a empresa recebeu das mãos do vice-presidente da SOFTEX, Arnaldo Bacha de Almeida, a placa oficial representando a certificação da empresa.
O sucesso nessa avaliação vem trazendo diversos benefícios à empresa, no estabelecimento de parcerias de desenvolvimento, mas o atendimento às melhores práticas do desenvolvimento de software é o principal fator a ser considerado, resultando em projetos mais eficientes e organizados, com benefícios diretos para os usuários dos produtos AltoQi.

Categorias: Notícias Tags:


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

  1. Tadeu Wagner Fabrin
    | #1

    Parabéns à equipe da Alto QI pela conquista.

  2. Girleu Oliveira Azevedo
    | #2

    Parabéns à equipe.

  3. Cascio Rodrigo Zanatta
    | #3

    Parabéns a AltoQi.

  4. Cristiano Sesti Rochedo
    | #4

    Já havia lido a matéria no site da Altoqi. Parabéns a todos, como sempre mostrando a seriedade e competência da Altoqi.

  5. Herbete Halamo Rodrigues Caetano Davi
    | #5

    Parabéns a todos que fazem a AltoQi.

  6. Agnaldo Mauricio
    | #6

    Parabéns AltoQi.

  7. Andre Portz
    | #7

    Meus sinceros parabéns a toda a equipe envolvida nessa tarefa.

  8. Jose Roelf Pereira
    | #8

    Meus sinceros parabens a esta empresa que com o passar do tempo vem se aproximando cada vez mais de seus usuários. É com muito orgulho que vejo uma empresa brasileira desenvolvendo software de primeira linha e contando com a parceria para poder se aprimorar.
    Parabens novamente.

  9. Manoel Pan Engenharia E Arq.Ltda
    | #9

    Parabens à toda equipe Altoqi que fez por merecer essa conquista. E continue sempre mantendo viva essa parceria com seus usuários que é o grande diferencial em relação a concorrencia.

  10. Jair Mariano Pacheco
    | #10

    Parabéns a toda EQUIPE da Altoqi por este prêmeio. E continuem sepre avante.

  11. Yutaka Mario Kobayashi Junior
    | #11

    Parabéns a toda equipe!!

  12. Roger Scapini Marques
    | #12

    Muito bom, sentimos orgulho por termos uma empresa 100% nacional se destacando na área tecnológica. Já que o objetico é focar o crescimento da empresa na necessidade dos usuários, torço para que a participação dos moderadores no blog next seja ampliada, pois tenho sentido que o feed-back ainda não acompanha nossas postagens. Aproveito para sugerir que as respostas aos nossos posts sejam inclusive redirecionadas para nossos e-mails, agilizando a comunicação.

  13. Enprel – Eng. De Proj. Estruturais Ltda.
    | #13

    Parabéns a AltoQi!
    Engenheiros, pessoal do desenvolvimento, da Comercial, e a todos enfim.
    Essa Cerificação faz juz a uma empresa que sempre prezou pela busca à melhoria e pela qualidade de atendimento a seus clientes.

  14. Moderador Blog Eberick
    | #14

    Bom dia @Roger Scapini Marques,
    Você pode receber notícias automáticas do blog através das ferramentas de feed. Cadastrando os feeds no seu e-mail, você passa a receber todos os comentários e posts em sua caixa de e-mail. Qualquer dúvida em como cadastrar pode enviar um e-mail para blogeberick@altoqi.com.br que nós encaminhamos mais informações.

  15. Marcelle Vannier Soares Pinto
    | #15

    Não estava participando por motivo de doença, mas não poderia deixar de parabenizar toda equipe da AltoQI

  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.