Página Inicial > Melhorias nos recursos existentes > Representação da mudança de seção dos pilares no detalhamento das vigas

Representação da mudança de seção dos pilares no detalhamento das vigas

Escrito em 27/04/2010, por Diogo Coelho Rocha

No dimensionamento das vigas, o programa consegue obter, a partir do lançamento, a dimensão e posicionamento dos apoios de cada viga. Essa informação fica disponí­vel na tabela “Nó” e inclui o nome do apoio, se pilar ou viga, e sua largura. No detalhamento, o programa diferencia os casos de pilar que “nasce”,  “morre” ou “passa” e o representa de acordo, mas sempre em função da sua dimensão abaixo da viga. Agora, nos casos de pilar que “passa”, o programa detecta também a situação na qual a largura superior do pilar é diferente da inferior e desenha a forma da viga de acordo.

Tabela “Nó” com as informações da largura superior do pilar e do deslocamento relativo entre a seção do pilar abaixo e a seção acima da viga (Dif. eixo)

Detalhamento da viga

Tópicos relacionados:

Categorias: Melhorias nos recursos existentes Tags: ,

  1. 27, abril, 2010 em 14:58 | #1

    Muito bom, sei que eu tinha solicitado isso, não sei se alguem mais solicitou quando o next veio com a representação real dos apoios.

    Bom… será que agora esta proximo o detalhamento das esperas nas vigas para pilar que “gira” por exemplo?

    Abraços e parabéns!

  2. 27, abril, 2010 em 15:45 | #2

    Muito bom este aprimoramento nos detalhes das vigas. Seria interessante que fosse gerada uma cota, também.

    Aproveitando o ensejo COTAS, no desenho acima aparecem as cotas 70 e 65 dos ferros N2 até as linhas pontilhadas (face e eixo, respectivamente). Sempre achei uma falha do detalhamento que estas cotas não fossem representadas como as demais contas. Inclusive quando o ferro é superior (ferragem negativa) o programa cota normalmente, com linha de cota, na layer cota. Acho que isto podia aproveitar e ser corrigido, também. Nos meus projetos sempre apago estas “cotas diferentes” e coto novamente usando linha de cota e a leyer de cotas.
    Que tal consertar isto e uniformizar a representação destas cotas de distância dos ferros í s linhas pontilhadas que representam faces e/ou eixos de apoios?
    Fica a sugestão, e até imagino não ser um aprimoramento que demande muito trabalho e daria coerência na representação.
    Abraços a todos.

  3. 27, abril, 2010 em 16:25 | #3

    Ivan Bueno :
    Muito bom este aprimoramento nos detalhes das vigas. Seria interessante que fosse gerada uma cota, também.
    Aproveitando o ensejo COTAS, no desenho acima aparecem as cotas 70 e 65 dos ferros N2 até as linhas pontilhadas (face e eixo, respectivamente). Sempre achei uma falha do detalhamento que estas cotas não fossem representadas como as demais contas. Inclusive quando o ferro é superior (ferragem negativa) o programa cota normalmente, com linha de cota, na layer cota. Acho que isto podia aproveitar e ser corrigido, também. Nos meus projetos sempre apago estas “cotas diferentes” e coto novamente usando linha de cota e a leyer de cotas.
    Que tal consertar isto e uniformizar a representação destas cotas de distância dos ferros í s linhas pontilhadas que representam faces e/ou eixos de apoios?
    Fica a sugestão, e até imagino não ser um aprimoramento que demande muito trabalho e daria coerência na representação.
    Abraços a todos.

    Ivan, concordo com sua sugestão! Também faço essas alterações. Principalmente quando essa cota tracejada não se inicia exatamente no eixo tracejado dos pilares, podendo assim gerar posicionamento errado na obra.
    Acrescento ainda: a cota 40 (na seção AA) está muito próxima ao desenho da seção e as linhas de chamadas ficam prejudicadas. Veja a cota 20 como está perfeita. Esse pequeno descuido aparece em vários outros detalhes, e poderia ser facilmente corrigido. Que tal dar uma opção de detalhes para seções simples (retangulares/quadradas) apenas com os valores (tal qual nos estribos): com ou sem as linhas de cotas?

  4. 27, abril, 2010 em 18:00 | #4

    Espero que isso seja o iní­cio do detalhamento automático de pilares rotacionados!!!

  5. Renato Costa
    27, abril, 2010 em 18:20 | #5

    por Yutaka :… não sei se alguem mais solicitou a representação real dos apoios…

    Hmmmm … a representação REAL dos apoios das vigas do baldrame quando estas não tem o famoso pescoço comos blocos dafundação, vale dizer, o bloco é o apoio e portanto, suas dimensões devem ser utilizadas tanto no dimensionamento quanto desenho, entra nessa lista, ou não ??

  6. 27, abril, 2010 em 22:57 | #6

    Boa noite
    Muito bom quando temos o detalhamento com dimensões reais, creio que faltam as cotas dos pilares superiores, concordo com a melhoria (correção) das cotas entre apoios e barras, tambem concordo e acho ainda importantí­ssimo o detalhamento de pilares que “giram”.

  7. 27, abril, 2010 em 23:22 | #7

    Boa noite,
    Fazendo coro com todos, acho que a indicação dos pilares que rotacionam nos detalhamentos dos pilares é de suma importância para a qualidade das informações fornecidas no projeto.
    Já foram implementadas melhorias nos detalhes em prumada, mas esta sugestão, representação dos pilares rotacionados e/ou com mudança de seção, é fundamental. Fica a sugestão/solicitação.
    Abraços a todos.

  8. 27, abril, 2010 em 23:27 | #8

    Idem, Idem, Idem . . .

  9. 29, abril, 2010 em 01:01 | #9

    Parabéns pela implemantação. Vem somar, no quesito “Detalhamento com Apresentação Real”.

    Agora, Ronaldo, posso saber como está (e se é que está em curso) o desenvolvimento do dimensionamento para Pilares com Inércia Variável ? Pelo menos o formato longitudinalmente Trapezoidal ??

    Outro pedido meu, onde cheguei a mandar exemplo de lançamento (PRJ), da Viga (tipo bloco), de transição, de Pilar Seção Circular para Pilar Seção Retangular, há alguma previsão de lançamento ? Também este mesmo bloco recebendo viga chegando com excentricidade em relação ao eixo ?

  10. 4, maio, 2010 em 10:14 | #10

    André Portz :
    Parabéns pela implemantação. Vem somar, no quesito “Detalhamento com Apresentação Real”.
    Agora, Ronaldo, posso saber como está (e se é que está em curso) o desenvolvimento do dimensionamento para Pilares com Inércia Variável ? Pelo menos o formato longitudinalmente Trapezoidal ??
    Outro pedido meu, onde cheguei a mandar exemplo de lançamento (PRJ), da Viga (tipo bloco), de transição, de Pilar Seção Circular para Pilar Seção Retangular, há alguma previsão de lançamento ? Também este mesmo bloco recebendo viga chegando com excentricidade em relação ao eixo ?

    - Pilar com seção “trapezoidal” ao longo do eixo longitudinal está anotado (sem previsão ainda).
    - Pilar “rotacionado” entre pavimentos adjacentes, estamos avaliando os requisitos para inclusão dele no projeto do Next.

  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.