Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br
Página Inicial > Melhorias em recursos > Lançamento de 3 lajes na mesma viga (Parte 1)

Lançamento de 3 lajes na mesma viga (Parte 1)

Escrito em 06/12/2011, por Guilherme Augusto Alves Coelho

Na versão atual, uma determinada barra ou trecho de viga só pode ter duas lajes associadas, incluindo-se aí rampas e lances de escada. Isso contempla boa parte das situações de projeto, mas há alguns casos particulares não cobertos. Por exemplo, não é possível ligar um lance de escada a uma viga que já divide duas lajes, como no caso de lajes no pavimento baldrame. Agora, foi permitido o lançamento também dessa situação de projeto, com reflexo na montagem dos modelos de grelha das lajes.

Na próxima etapa, será tratado o engastamento entre essas lajes. Para não tornar o detalhamento desnecessariamente complexo, apenas duas das lajes poderão ser engastadas entre si, ficando a terceira simplesmente apoiada.


Antes da implementação (apenas 2 lajes associadas à mesma viga)


Grelha com 2 lajes associadas à mema viga


Depois da implementação (3 lajes associadas à mesma viga)



Grelha com 3 lajes associadas à mesma viga

Categorias: Melhorias em recursos Tags: , , ,


0 ratings, 0 votes0 ratings, 0 votes Faça login para votar!
Loading...

  1. Cristiano Sesti Rochedo
    | #1

    Moderador Blog Eberick :Boa tarde @Tadeu Wagner Fabrin,Por isso que eu perguntei que casos está se buscando resolver. Para o modelo atual as barras definem um bordo sem continuidade, tanto para esforços como para deslocamentos, não compatibiliza com a laje adjacente. Dependendo da situação, pode-se desejar que exista essa compatibilidade, e pode ser mais adequado buscar outras formas de tratamento.

    Moderador, para simular um maciço de concreto em lajes pré, é necessário criar uma barra que divide o pano da laje para se criar um trecho maciço. Nesse caso é necessário criar 2 barras afastadas 3cm entre elas. O mais fácil mesmo seria poder criar o maciço na própria grelha da laje né??? Next para módulo treliças!!!

  2. Moderador Blog Eberick
    | #2

    Boa tarde @Cristiano Sesti Rochedo e @Rafael Guimaraes,
    Os módulos Escadas e Fundações tiveram mais recursos já desenvolvidos porque foram os mais votados na enquete. Por isso, procuramos viabilizar primeiramente alguns recursos destes módulos, mas devem surgir nosvos recursos ou melhorias nos demais módulos também.

  3. Moderador Blog Eberick
    | #3

    Boa tarde @Cristiano Sesti Rochedo,
    Sim, ideal poderia ser a criação de um maciço na própria grelha da laje. Estamos anotando a solicitação.

  4. Cristiano Sesti Rochedo
    | #4

    Moderador Blog Eberick :Boa tarde @Cristiano Sesti Rochedo,Sim, ideal poderia ser a criação de um maciço na própria grelha da laje. Estamos anotando a solicitação.

    Principalmente porque não é possível lançar uma laje pré apoiada numa barra, então as vezes essa simulação não funciona, pois obriga a inverter o sentido da laje pré.

  5. Roger Scapini Marques
    | #5

    Amigos do desenvolvimento, não é incomum termos que lançar um arranque de escada nascendo diretamente em outra laje. Para viabilizar isso seria ótimo podermos lançar vigas isoladas dentro de lajes, atuando como elementos enrijecedores e de apoio, as quais também seriam extremamente úteis para criar aberturas em lajes com bordos com espessura maior que a laje.

  6. Ivan Bueno
    | #6

    Caro @Moderador Blog Eberick.
    Uma outra questão relativa a lajes que precisa ser revista é em relação às lajes inclinadas (rampas). No caso de eu ter uma laje inclinada (rampa ou cobertura) triangular ela partirá de uma viga horizontal superior e duas vigas inclinadas. Até aí tudo ok! Mas no nível inferior, como a laje (rampa) é triangular, não haverá viga ou barra horizontal do pavimento inferior e o Eberick não aceita. O oposto também não funciona, ou seja, se o vértice do triângulo estiver no pavimento superior o sistema não aceita e não lança a laje, daí precisamos entrar com as cargas à mão, editar plantas de formas, cortes etc. Acho que é uma falha que precisa ser corrigida.
    Abraços a todos.

  7. Thalentos Engenharia Ltda
    | #7

    concordo com ivan bueno , já passei por esta situação sugiro que seja corrigida esta falha.
    sds

Página de comentários
  1. Nenhum trackback ainda.
Os comentários estão fechados.